AncientFairyDragonANPR-JP-UR
O ATK (Frequentemente chamado de Pontos de Ataque ou Pontos de Ofensiva), são os pontos que determinam a "força" de um Monstro quando atacando os Monstros do oponente.

O ataque de um monstro fica na parte inferior da carta. O ataque sempre varia muito. Vai desde 0 a inimagináveis números. O ataque pode sofrer alterações com a ajuda de cartas mágicas e armadilhas que podem aumentar ou diminuir o ATK. Os efeitos podem ser contínuos ou rápidos.

O ataque é necessário para efetuar um golpe no oponente e tirar seus pontos de vida. Caso ele ataque um monstro do oponente em modo de ataque e seus pontos de ataque forem maiores, a diferença é descontada dos pontos de vida do oponente. Caso o ataque dele seja maior que o do seu monstro você que sofre o prejuízo.

Se o ATK dos dois for igual, os dois são destruídos, e nenhum jogador sofre dano, a menos que uma carta decrete de maneira diferente.

Se o ATK e a DEF forem iguais, nenhum monstro é destruído, e nenhum jogador perde Pontos de Vida.

Quando você ataca um monstro do oponente em modo de defesa e o seu ataque for maior que a defesa dele você apenas destruirá o monstro do oponente sem nenhum dano na vida do oponente, a menos que o monstro que estiver atacando tenha um efeito Perfurante que faz o dano ser a diferença do ATK e da DEF.

Se o ATK for menor que a DEF, a diferença entre o ATK e a DEF é dada como prejuízo para o monstro que estiver atacando.

Se o oponente não tem Monstros no campo, o dano é dado para os Pontos de Vida do oponente igual o ATK total do monstro, se o ataque não for bloqueado ou desfeito. Isso é chamado de Ataque Direto.

O ataque de alguns monstros como os mais poderosos estarão em ??? ou XXX,ou até mesmo um valor como 4000. Muitos ataques podem ser definidos por monstros no campo, tipo de inimigo, entre outras coisas. Algumas cartas tem efeitos que podem matar na hora a carta do inimigo. De ataque para ataque temos muitas variações e efeitos diversos que podem ser contra ou a favor do ataque que pode definir uma partida em apenas uma jogada.

Também no FANDOM