FANDOM


Example ATKDEF

ATK (Japonês: (こう)(げき)(りょく) Kōgekiryoku) são os pontos que determinam a "força" de um Card de Monstro quando está atacando os Cards de Monstro do oponente. É a abreviação de Pontos de Ataque.

Numa batalha entre dois monstros em Posição de Ataque:

  • Se o ATK dos monstros batalhando forem diferentes: o controlador do monstro com menos ATK sofre dano igual a diferença entre o ATK dos monstros batalhando, e o monstro com o ATK menor é destruído.
  • Se o ATK dos monstros batalhando forem os mesmos: ambos os monstros são destruídos e nenhum duelista sofre dano, exceto quando ambos os monstros batalhando tiverem 0 de ATK.

Quando atacando um monstro em Posição de Defesa:

  • Se o ATK e DEF forem iguais: nenhum dano é causado, e nenhum monstro é destruído.
  • Se o ATK for maior do que a DEF: o monstro atacado é destruído, mas nenhum dano é causado, a não ser que o monstro atacante cause dano de batalha perfurante.
  • Se o ATK for menor do que a DEF: nenhum monstro é destruído, mas o controlador do monstro atacante sofre dano igual a diferença entre o ATK e a DEF dos monstros batalhando.

Se o oponente não tiver monstros no campo, o dano é infligido aos Pontos de Vida do oponente igual ao valor de ATK total, se o ataque não for bloqueado ou interrompido. Isto é chamado de ataque direto.

Atualmente o maior ATK original, fora o anime e mangá, é 5000 de ATK. Existem vários métodos para aumentar o poder de ataque de um monstro, então é discutível sobre qual monstro possui o potencial para o maior ATK possível.