FANDOM


Correntes ("Chain" em inglês) são uma maneira de ordenar a resolução de múltiplos efeitos de card. Elas são usadas quando mais de 1 card é ativado de uma vez ou quando um duelista deseja utilizar um efeito depois que um card foi utilizado, mas ANTES que aquele card tenha tido algum efeito no Duelo.

Se o efeito de um card for ativado, o oponente sempre tem a oportunidade de responder com um efeito de card dele próprio, criando, assim, uma Corrente. Se o seu oponente responder com um efeito, você pode então, optar por responder e adicionar mais um efeito para a Corrente. Se seu oponente não responder, você pode ativar um segundo efeito, criando uma Corrente para a ativação do seu próprio card. Os dois duelistas continuam a adicionar efeitos à Corrente até que os dois decidam não adicionar mais nada e, então, você resolve o desfecho em ordem reversa - começando com o último card a ser ativado.

Você deve sempre ter o cuidado de não resolver o efeito de seus cards antes de perguntar ao seu oponente se ele deseja iniciar uma Corrente.

Como Funciona uma Corrente

Ordem de ativação:

  1. Elo 1 da Corrente: Card com Velocidade de Magia 1 ou 2 usado.
  2. Elo 2 da Corrente: Card com Velocidade de Magia 2 ou 3 usado contra o Elo 1 da Corrente.
  3. Elo 3 da Corrente: Card com Velocidade de Magia 2 ou 3 usado contra o Elo 2 da Corrente.
  4. Elo 4 da Corrente: Card com Velocidade de Magia 2 ou 3 usado contra o Elo 3 da Corrente.

Ordem de resolução:

  1. Elo 4 da Corrente: Card com Velocidade de Magia 2 ou 3 usado contra o Elo 3 da Corrente.
  2. Elo 3 da Corrente: Card com Velocidade de Magia 2 ou 3 usado contra o Elo 2 da Corrente.
  3. Elo 2 da Corrente: Card com Velocidade de Magia 2 ou 3 usado contra o Elo 1 da Corrente.
  4. Elo 1 da Corrente: Card com Velocidade de Magia 1 ou 2 usado.

Conforme mostrado no exemplo acima, o primeiro efeito ativado é o Elo 1 da Corrente. O efeito seguinte é o Elo 2 da Corrente e assim por diante. Sempre que um novo Elo da Corrente é criado, eles são empilhados seguindo a ordem de ativação dos cards. Assim que a Corrente é completada, o desfecho é resolvido começando pelo card mais recente a ser ativado no topo da Corrente, e seguindo para baixo até o Elo 1 da Corrente.

Exemplo de uma Corrente

O duelista A ativa "Tempestade Pesada" e o duelista B responde ativando seu "Rugido Ameaçador" que já estava Baixado. Então o duelista A responde ativando as "Sete Ferramentas do Bandido".

Neste caso, os Elos são empilhados conforme demonstrado abaixo:

  • Elo 3 da Corrente: "Sete Ferramentas do Bandido" (Velocidade de Magia 3)

Nega o Efeito do "Rugido Ameaçador".

  • Elo 2 da Corrente: "Rugido Ameaçador" (Velocidade de Magia 2)

Impede que o oponente declare um ataque neste turno.

  • Elo 1 da Corrente: "Tempestade Pesada" (Velocidade de Magia 1)

Destrói todos os Cards de Magia e Armadilha no campo.

O card "Sete Ferramentas do Bandido" (Elo 3 da Corrente) resolve primeiro negando a ativação do "Rugido Ameaçador".

"Rugido Ameaçador" (Elo 2 da Corrente) deveria ativar, mas o efeito das "Sete Ferramentas do Bandido" impede sua ativação. Dessa forma, o dono do turno ainda poderá declarar ataques.

Então o efeito da "Tempestade Pesada" (Elo 1 da Corrente) resolve com sucesso, destruindo todos os Cards de Magia e Armadilha no campo, permitindo que o duelista do turno ataque sem a interferência de Cards de Magia ou de Armadilha.