FANDOM


O termo "SEGOC" é conhecido no OCG como 同時に複数のカードが発動した場合 (Dōji ni Fukusū no Kādo ga Hatsudōshita Ba'ai). Às vezes, você terá múltiplos efeitos de Virar, de Gatilho ou como-Gatilho que tentarão ativar simultaneamente, como quando "Mystic Tomato" atacar outro "Mystic Tomato", ou quando duas cópias de "Sangan" forem enviadas para o Cemitério ao mesmo tempo pelo efeito de um "Dark Hole". Em casos como esses, todos os efeitos ativam e formam uma Corrente, mesmo se eles forem efeitos com Velocidade de Magia 1. Este é o único caso em que efeitos com Velocidade de Magia 1 podem ser ativados em Corrente à outros, porque todos eles estão tentando ativar ao mesmo tempo, e os duelistas não estão "escolhendo" ativá-los.

Isto não se aplica à efeitos que ativam "Durante a Fase ___,..." tais como os monstros "Gladiator Beast". Efeitos como esses não formam uma Corrente - em vez disso, eles ativam e são aplicados separadamente.

Esteja ciente de que efeitos de Virar, de Gatilho e como-Gatilho não podem ser ativados em Corrente à outro efeito com Velocidade de Magia 1 se suas condições acontecem "depois" da ativação do efeito, assim como depois de pagar um custo. Você deve esperar até a resolução desse efeito, e então você poderá ativá-los.

Ordem

Os efeitos ativam baseados na seguinte ordem:

  1. Efeitos obrigatórios do duelista do turno
  2. Efeitos obrigatórios do oponente do duelista do turno
  3. Efeitos opcionais do duelista do turno
  4. Efeitos opcionais do oponente do duelista do turno

Exemplo 1

O duelista do turno controla "Sangan" e "Peten the Dark Clown". O oponente do duelista do turno controla cópias separadas de "Sangan" e "Peten the Dark Clown". Se o duelista do turno ativar "Dark Hole", então os efeitos de todos os quatro monstros ativam ao mesmo tempo.

  • O único efeito obrigatório do duelista do turno é o efeito de seu "Sangan", então ele se torna o Elo 1 da Corrente.
  • O único efeito obrigatório do oponente do duelista do turno é o efeito de seu "Sangan", então ele se torna o Elo 2 da Corrente.
  • O único efeito opcional do duelista do turno é o efeito de seu "Peten the Dark Clown", então ele se torna o Elo 3 da Corrente se ele escolher ativá-lo.
  • O único efeito opcional do oponente do duelista do turno é o efeito de seu "Peten the Dark Clown", então ele se torna o Elo 4 da Corrente se ele escolher ativá-lo.

Depois disso, os duelistas podem adicionar Efeitos Rápidos à Corrente normalmente.
Se um duelista controlar dois efeitos na mesma categoria (por exemplo, o duelista do turno controla dois efeitos obrigatórios), então esse duelista decide a ordem para ativá-los.

Exemplo 2

O duelista do turno controla "Sangan" e "Witch of the Black Forest". O oponente do duelista do turno controla um "Dandylion". Se o duelista do turno ativar "Dark Hole", então os efeitos de todos dos três monstros ativam ao mesmo tempo.

  • Os efeitos obrigatórios do duelista do turno são o efeito de seu "Sangan" e o efeito de seu "Witch of the Black Forest". Esses efeitos serão os Elos 1 e 2 da Corrente, com o duelista do turno decidindo a ordem em que eles irão ativar.
  • O único efeito obrigatório do oponente do duelista do turno é o efeito de seu "Dandylion", então ele se torna o Elo 3 da Corrente.
  • O duelista do turno não tem efeitos opcionais, então nada é adicionado.
  • O oponente do duelista do turno não tem efeitos opcionais, então nada é adicionado.

Depois disso, os duelistas podem adicionar Efeitos Rápidos à Corrente normalmente.

TCG

No TCG, os efeitos de card ativam primeiro na ordem em que eles foram disparados.

Exemplo 3: O Duelista do Turno oferece "Sangan" como Tributo para a Invocação-Tributo de "Zaborg the Thunder Monarch". Ambos os efeitos ativam ao mesmo tempo. No entanto, o Tributo de "Sangan" ocorreu antes da Invocação de "Zaborg the Thunder Monarch", então o efeito de "Sangan" deve ser o Elo 1 da Corrente e o efeito de "Zaborg" deve ser o Elo 2 da Corrente.

OCG

A regra acima na seção TCG não se aplica no OCG. Todos os efeitos seguem a tabela na seção Ordem, independente da Velocidade de Magia ou quais efeitos foram disparados primeiro.

Exemplo: Usando a mesma situação acima, o Duelista do Turno pode escolher ativar os efeitos de "Sangan" e "Zaborg the Thunder Monarch" em qualquer ordem que ele desejar. Se ele quiser, ele pode colocar "Zaborg" como Elo 1 da Corrente e "Sangan" como Elo 2 da Corrente.

Exceção

Existe uma única exceção para as regras de SEGOC acima. A regra para a exceção é a seguinte: Apenas 1 Efeito de Gatilho de monstros que poderiam Invocar a si mesmos por Invocação-Especial da mão (com esse Efeito de Gatilho) pode ser ativado por Corrente.

Exemplo 1: Mesmo se você tiver "Battle Fader" e "Ogre of the Scarlet Sorrow" na sua mão quando seu oponente declarar seu segundo ataque direto durante um determinado turno, você só pode ativar o efeito de um desses cards.
Exemplo 2: Quando um monstro do Tipo Besta com a face para cima que você controla for destruído, você não pode Invocar por Invocação-Especial múltiplas cópias de "Green Baboon, Defender of the Forest"; você só pode Invocar 1 cópia de "Green Baboon, Defender of the Forest" por Invocação-Especial, mesmo se você tiver múltiplas cópias desse monstro na sua mão ou Cemitério.