FANDOM


A Etapa de Dano (antigamente conhecida como Damage Step), é uma etapa durante a Fase de Batalha durante o qual a batalha é realizada. Ela ocorre imediatamente depois que a Etapa de Batalha terminar, se um ataque ainda estiver ocorrendo.

Apenas certos tipos de cards e efeitos podem ser ativados durante a Etapa de Dano. Veja a seção Cards e efeitos que podem ser ativados nesta página para mais detalhes.

Manual Oficial de Regras

Página 34 do manual oficial de regras em português (versão 9.1):

"Nesta etapa, os duelistas calculam o resultado da batalha e qualquer dano resultante. Depois de terminar a Etapa de Dano, volte para a Etapa de Batalha."

Página 37 do manual oficial de regras em português (versão 9.1):

"Regras da Etapa de Dano

Durante a Etapa de Dano, existem limites em relação a que cards você pode ativar. Além disso, durante a Etapa de Dano, Efeitos de Virar resolvem de maneira um pouco diferente.

Limitação na Ativação de Cards

Durante a Etapa de Dano, você só pode ativar Cards de Resposta ou cards que alterem diretamente o ATK ou a DEF de um Monstro. Mesmo assim, esses cards só podem ser ativados até o começo do cálculo de dano.

Atacando um Card com a Face para Baixo

Se você atacar um monstro com a face para baixo em Posição de Defesa, vire o card com a face para cima em Posição de Defesa na Etapa de Dano. Agora você pode ver a DEF do monstro e, então, calcular o dano.

Ativação de um Efeito de Virar

Quando um monstro atacado é virado com a face para cima, qualquer Efeito de Virar é ativado e resolvido depois do cálculo de dano. Se você precisa escolher um monstro como alvo do Efeito de Virar, você não pode escolher um monstro que foi destruído durante o cálculo de dano."

Composição da Etapa de Dano

Começo da Etapa de Dano

  • O duelista do turno declara que ele está entrando na Etapa de Dano.
  • Assim que entrar na Etapa de Dano, imediatamente aplique os Efeitos Contínuos de quaisquer monstros que aplicam "durante a Etapa de Dano (apenas)", tais como os de "Steamroid" e "Crystal Beast Topaz Tiger".
  • Em seguida, os Efeitos de Gatilho de monstros que ativam "no começo da Etapa de Dano" ativam agora (se foi disparado apropriadamente). tais como os de "Neo-Spacian Grand Mole" e os monstros "Mystic Swordsman".
    • Os efeitos de alguns cards como "Nanobreaker" e "Disciple of the Forbidden Spell" que dizem "sem (aplicar) cálculo de dano" também ativam neste momento. No entanto, outros cards que dizem "sem (aplicar) cálculo de dano" em vez disso podem ativar posteriormente, "antes do cálculo de dano" em vez disso (como visto na história de erratas de "Drillroid"). Assim sendo, é importante verificar se há uma nova versão desse texto de card no Yu-Gi-Oh! TCG - Card Database que esclarece o tempo de ativação de cards que dizem "sem (aplicar) cálculo de dano". Se não tiver, as regras do TCG podem explicar o tempo de ativação, se havia alguma emitida para esse card.
  • Se um monstro com a face para baixo estiver sendo atacado, ele não é virado com a face para cima ainda.
    • O efeito de "Sasuke Samurai" e "Reverse Buster" ativam "no começo da Etapa de Dano", e exigem que o monstro com a face para baixo atacado permaneça com a face para baixo no momento que seus efeitos resolverem, o que apoia este ponto.
    • Se um monstro batalhando com a face para baixo for destruído por um efeito de card agora, seu Efeito de Virar não é ativado, e o cálculo de dano não é realizado.

Antes do cálculo de dano

  • Se um monstro estiver sendo atacado e ele estiver com a face para baixo neste momento, vire-o com a face para cima.
    • Se o monstro atacado tem um efeito de Virar, esse efeito NÃO irá ativar neste momento. No entanto, seu efeito estará garantido para ativar mais adiante na Etapa de Dano, mesmo se o monstro em si deixar a Zona de Monstro antes disso.
    • O mesmo se aplica à monstros com outros Efeitos de Gatilho que normalmente ativam quando eles são virados com a face para cima, como apoiado pela reimpressão de "Royal Keeper" do Zombie World Structure Deck.
  • Se um monstro for virado com a face para cima e ele tem um Efeito Contínuo, então você geralmente aplica o Efeito Contínuo imediatamente, como os efeitos de monstros como "Star Boy" e "Jinzo".
    • Efeitos Contínuos que evitariam o monstro virado de ser escolhido como alvo de ataques, assim como o efeito de "Command Knight", não aplicam neste momento, uma vez que o monstro já foi escolhido como alvo de um ataque. Se o monstro sobreviver à Etapa de Dano, seu efeito irá evitar que ele seja escolhido como alvo de ataques futuros.
    • Efeitos Contínuos que evitariam o monstro virado de ser atacado, assim como o efeito de "Solar Flare Dragon", não aplicam neste momento, uma vez que a Etapa de Batalha já terminou. Se o monstro sobreviver à Etapa de Dano, seu efeito irá protegê-lo de ataques futuros.
    • Se o monstro virado tem um Efeito Contínuo que destrói a si mesmo sob certa condição que estiver sendo atualmente cumprida (assim como "Giant Kozaky", "Zombie Mammoth" etc.), o monstro não é destruído ainda e a Etapa de Dano procede normalmente, até depois do cálculo de dano.
      • O mesmo se aplica se "Rivalry of Warlords" ou "Gozen Match" estiver ativo e o monstro virado tem um Tipo/Atributo errado, ou se houver um 'Efeito Não-Classificado' ativo (pertencente ao monstro virado ou outro monstro com a face para cima) que diz "Você só pode controlar 1'...'" ou "Só pode haver 1 monstro '...' no campo" e o monstro virado tem um nome que conflita com outro card com a face para cima no campo (como definido por esse 'Efeito Não-Classificado'); as ações apropriadas são determinadas e realizadas depois do cálculo de dano.
  • Independente se o monstro atacado estava ou não inicialmente com a face para baixo, se o monstro atacado for colocado com a face para baixo em Posição de Defesa neste momento ou mais tarde na Etapa de Dano (até o cálculo de dano for completado), assim como pelo efeito de "Gemini Counter", ele será imediatamente virado com a face para cima novamente.
  • Os Efeitos de Gatilho de monstros que ativam "antes do cálculo de dano", tais como os efeitos de "Drillroid" e "Ehren, Lightsworn Monk", irão ativar agora.
  • Este é o típico momento em que os modificadores de ATK/DEF são usados. Múltiplas Correntes podem ser formadas.
  • Depois que ambos os duelistas tiverem concordado que eles terminaram de ativar cards e efeitos nesta parte da Etapa de Dano, o cálculo de dano é iniciado.
    • No entanto, se um monstro foi atacado e deixou a Zona de Monstro por um efeito de card durante esta Etapa de Dano (até este momento), o cálculo de dano não é conduzido, mas o restante da Etapa de Dano procede normalmente (permitindo que Efeitos de Gatilho apropriados ativem normalmente, como os desses monstros de Virar, "Nightmare Penguin", "Amazoness Sage" etc.).

Durante o cálculo de dano

  • No geral, cards/efeitos que modificam ATK/DEF de um ou mais monstros já não podem mais ser ativados neste momento ou pelo resto da Etapa de Dano atual. Mais detalhes serão dados na seção Cards e efeitos que podem ser ativados. nesta página.
  • Cards/efeitos que ativam/aplicam "durante o cálculo de dano" fazem isso neste momento (antes do cálculo de dano atual ser realizado).
  • Os duelistas comparam os valores de ATK/DEF relevantes e sofrem as quantidades apropriadas de dano; se dois monstros estiverem envolvidos na batalha, então é determinado neste momento quais monstros serão destruídos pela batalha ou não.
    • Observe que se um monstro for determinado para ser destruído, ele não é enviado para o Cemitério ainda.
    • Se houver um Efeito Contínuo que pode ser usado para evitar que um monstro seja destruído por esta batalha (assim como o de "Vicious Claw"), o duelista relevante deve escolher (neste momento) se irá ou não usá-lo. Se tal efeito for escolhido para ser usado, o efeito não irá aplicar neste momento: ele irá aplicar no final da Etapa de Dano, quando os monstros que foram destruídos em batalha forem normalmente enviados para o Cemitério (se o monstro ainda estiver no campo nesse momento).

Depois do cálculo de dano

  • Monstros que foram considerados para ser destruído em batalha ainda não são enviados para o Cemitério.
  • As seguintes regras se aplicam aos monstros que são considerados para ser destruído em batalha, até eles serem enviados para o Cemitério (ou outro local apropriado):
    • Eles não podem ser escolhidos como alvo por cards ou efeitos, mudar suas posições de batalha ou ter seu ATK/DEF modificado.
    • Seus Efeitos Contínuos não são mais aplicados.
    • Eles não podem ser devolvidos para a mão por efeitos de card, a não ser que um efeito de card especifica que ele pode devolver monstros destruídos (assim como "Last Minute Cancel"). Mesmo assim , o monstro destruído não será devolvido ainda, neste momento da Etapa de Dano.
    • Seus efeitos ainda podem ser negados.
    • Antes desses monstros serem enviados para o Cemitério (ou outro local apropriado) como resultado de serem destruídos em uma batalha, é possível que eles sejam destruídos, enviados para o Cemitério ou banidos por efeitos de card antes que isso ocorra.
      • Se um monstro acabar deixando o campo antes que ele possa ser enviado para o Cemitério (ou outro local apropriado) como resultado de uma batalha, cards e efeitos que ativariam quando/se esse monstro for destruído em batalha e enviado para o Cemitério não podem ser ativados.
    • Eles não podem ser usados como um custo para ativar um card ou um efeito opcional.
      • No entanto, eles podem ser usados como um custo para ativar um efeito obrigatório, assim como "Doomcaliber Knight".
  • Se um monstro com um Efeito Contínuo que destrói a si mesmo sob certas condições ("Giant Kozaky", "Zombie Mammoth" etc.) sobrevive ao cálculo de dano sem ser considerado para ser "destruído em batalha", esse Efeito Contínuo aplicará imediatamente neste momento e destruirá esse monstro se essas condições ainda estiverem sendo cumpridas.
  • Se um monstro foi virado com a face para cima durante a Etapa de Dano e "Rivalry of Warlords"/"Gozen Match" ainda estiver ativo, se esse monstro tiver um Tipo/Atributo que conflita com outro monstro que já estava com a face para cima no campo, o monstro virado será imediatamente enviado para o Cemitério neste momento.
  • Se um monstro foi virado com a face para cima durante a Etapa de Dano e seu nome conflita com outro monstro que já estava com a face para cima no campo, como definido por um "Efeito Não-Classificado" que diz "Você só pode controlar 1 '...'" ou "Só pode haver 1 monstro '...' no campo" (pertencente ao monstro virado ou a outro monstro com a face para cima), o monstro virado será imediatamente destruído neste momento, a não ser que ele foi considerado para ser "destruído em batalha".
    • Monstros destruídos desta forma não são considerados como destruídos por um efeito de card.
  • Quaisquer cards e efeitos com as seguintes condições de ativação agora ativam em uma Corrente, se eles não tem tempo de ativação mais especificados (tais como "no final da Etapa de Dano"):
    • "Se/Quando este card causar dano de batalha ao seu oponente", "Se/Quando você causar dano de batalha ao seu oponente com este efeito", "Se/Quando você sofrer dano de batalha", etc.
    • "depois do cálculo de dano"
    • "Se/Quando este card for virado com a face para cima"
    • Efeitos de Virar

Final da Etapa de Dano

  • Monstros que foram destruídos em batalha agora são enviados para o Cemitério normalmente, a não ser que eles sejam Monstros Pêndulo (em vez disso, eles são devolvidos para o Deck Adicional) ou se um efeito de card diz o contrário.
    • Se um efeito que impede a destruição de um monstro em batalha foi escolhido anteriormente na Etapa de Dano para ser aplicado, ele aplica neste momento.
  • Cards e efeitos com as seguintes condições de ativação agora ativam neste momento, se disparados apropriadamente:
    • "Se/Quando este card for destruído em batalha". "Se/Quando um monstro que você controla for destruído em batalha", "Se/Quando este card destruir um monstro em batalha", etc.
    • "no final da Etapa de Dano"
    • Se um card com PSCT especifica uma possível condição de ativação que pode ocorrer neste momento, assim como um monstro ser destruído em geral e enviado para o Cemitério, ele pode ativar neste momento, a não ser que ele diga "(exceto durante a Etapa de Dano)". Um exemplo disto é "Chthonian Blast", no contexto do texto de "Seismic Shockwave". Se ele não tiver PSCT, o Yu-Gi-Oh! TCG - Card Database pode ter o texto mais recente para esse card. Caso contrário, as regras TCG podem explicar a legalidade de ativação, se houver alguma emitida para esse card.
  • Uma vez que não existirem mais efeitos para ativar ou resolver, a Etapa de Dano termina, e a Etapa de Batalha é iniciada automaticamente.
    • No momento em que ambos os duelistas concordarem em entrar na Etapa de Batalha, efeitos que aplicam "até o final da Etapa de Dano" expiram agora e não se aplicam mais.

Cards e efeitos que podem ser ativados

Durante a Etapa de Dano, apenas certos cards e efeitos podem ser ativados. Observe que alguns cards e efeitos podem especificar que eles não podem ser ativados durante a Etapa de Dano, o que substitui qualquer razão que poderia permiti-los serem ativados de outra forma.

Os seguintes cards/efeitos podem ser ativados durante a Etapa de Dano:

Links externos