FANDOM

Imagem 003

Carta de Monstro em Posição de Defesa.

A Posição de Defesa ou Modo de Defesa, é uma posição de batalha na qual uma Carta de Monstro está em posição horizontal. Na posição horizontal, é o valor DEF que representa a carta, exceto quando um efeito de carta requer o uso do valor ATK. Numa batalha com um monstro em Posição de Defesa é o valor DEF que é usado para calcular o Dano de Batalha do oponente, em vez do valor ATK.

Na Posição de Defesa um monstro pode estar virado para cima ou para baixo. Quando é posto no campo em Posição de Defesa, só pode ser posto virado para baixo. Não é possível fazer a Invocação Normal de um monstro quando ele está na Posição de Defesa virado para cima, exceto por um efeito que permita essa forma de invocação, como o "Light of Intervention". Ele só pode ser invocado virado para cima por Invocação Especial.

Um monstro em Posição de Defesa não pode atacar, exceto se possuir um efeito em sua descrição que permita atacar em Posição de Defesa, como possuem o "Total Defense Shogun" e o "Elemental Hero Rampart Blaster".

Monstros virados para baixo são virados para cima em Posição de Defesa (giro) ao serem atacados, mas quando a invocação é por giro, os monstros são virados para baixo, e não podem ser virados para baixo novamente, exceto quando possuem esse efeito, como "Stealth Bird" e "Des Lacooda".

O controlador de um monstro em Posição de Defesa não sofre danos se o monstro for destruído em batalha, mesmo que o atacante tenha um ataque maior do que a defesa do monstro. Existem exceções, porque algumas cartas concedem a cpacidade de penetração, que permite que um monstro inflija danos desta forma. São exemplo disto os monstros "Spear Dragon" e "Gaia Soul the Combustible Collective" e Feitiços e Armadilhas como o "Big Bang Shot" e o "Dragon's Rage". Se o atacante tiver um ATK menor do que o DEF do atacado, o atacante sofre danos de batalha mas nenhum dos monstros é destruído.

No anime Yu-Gi-Oh! 5D's, os monstros em Posição de Defesa tornam-se azuis.

Também no FANDOM

Wiki aleatória