FANDOM


Introdução

Yu-Gi-Oh! GX, conhecido no Japão como Yu-Gi-Oh! Duel Monsters GX                          
GX logo

A logo ocidental da série

                                          (遊☆戯☆王デュエルモンスターズGX , Yūgiō Dyueru Monsutāzu Jī Ekkusu) é o sucessor e primeira série spin-off de Yu-Gi-Oh! anime e mangá e tal como a anterior foi divulgado para o Ocidente pela 4Kids. Esta série começou a 6 de Outubro de 2004, uma semana depois do fim da anterior, tendo terminado a 26 de Março de 2008, no Japão, enquanto no Brasil estreou em 2005 e foi transmitida pela Nick e em Portugal pela Sic K.​​​​​​​
Yu gi oh gx logo japones

A logo oriental da série

A série de anime Yu-Gi-Oh! GX foi produzida pela Nihon Ad Systems e dirigida por Hatsuki Tsuji. Os roteiros foram preparados por uma formação alternada de escritores - Shin Yoshida, Jun Maekawa, Akemi Omode e Yasuyuki Suzuki- com arranjo musical de Yutaka Minobe. Takuya Hiramitsu ficou responsável pela direção de som, supervisionado por Yuji Mitsuya. O design​​​​​​​ dos personagens e monstros foram supervisionados por Kenichi Hara, enquanto os duelos foram supervisionados por Masahiro Hikokubo.

A adaptação em mangá de Yu-Gi-Oh! GX foi supervisionada por Kazuki Takahashi e escrita/ilustrada por Naoyuki Kageyama, começando a serialização na revista V-Jump no dia 17 de Dezembro de 2005. Os capítulos foram reunidos e publicados em nove volumes pela editora Shueisha, a partir de 8 de Fevereiro de 2007. O enredo do mangá é mais uma continuação da série original Yu-Gi-Oh!, do qual Jogo das Sombras e os relíquias do Milênio tem um papel importante dentro da história.

Adaptação

Esta série, tal como a anterior, também sofreu uma "americanização" do conteúdo, alterando os nomes dos personagens; simplificando os cards, para a sua forma apenas com imagem, atributo, símbolo, ATK e DEF; e a remoção de qualquer comportamento violento ou ligado a uma religião e temas mais obscuros para os padrões da franquia (e este foi o motivo da quarta temporada não ser dublada para o inglês; consequentemente impedindo a dublagem para o português).

Arcos

  • Seven Stars (As Sete Estrelas)
  • Society of Light (Sociedade da Luz)
  • Dimension World (Dimensão Universal)
  • Darkness (Escuridão)

História

O enredo da série ocorre 10 anos depois da anterior.
Duel academy

Duel academy


Aviso: Pode conter revelações sobre o enredo

A história da série gira à volta de um rapaz chamado Jaden Yuki, uma pessoa valente; corajosa; mas muito descuidada, o que é mostrado logo no primeiro episódio, quando ele chega atrasado ao duelo que o fez entrar na academia; mas com um grande amor à vida e aos duelos. Jaden é considerado, logo nos minutos iniciais da série, o sucessor de Yugi, pois, eles chocam um com o outro, e nesse momento, Yugi, entrega a Jaden a carta Winged Kuriboh ou Kuriboh Alado e com isso o seu espirito e o espirito do coração as cartas. Depois disso, Jaden vai para o seu duelo com o professor Crower e o ence, graças ao Kuriboh Alado.

A História passa-se na Academia dos Duelos ou Duel Academy, que foi fundada por Kaiba e liderada pelo Chanceler Sheppard, onde Jaden é um Sliffer Vermelho, a qualidade mais baixa da academia, seguida dos Rá Amarelo, sendo a melhor os Obeliscos Azuis.

Jaden tem no seu grupo de amigos mais próximos Syrus Truesdale (o seu melhor amigo e irmão de Zain Truesdale, o melhor duelista da academia), Tyranno Hassleberry, Alexis Rhodes, Chumley Huffington, Bastion Misawa e pode também ser considerado, pela influência que tem na série e não ser um antagonista, Chazz Princeton, talvez o seu rival, um pouco como Kaiba e Yugi. Mais tarde, Jesse Anderson também se tornou amigo de Jaden.

Jaden derrota Zain Truesdale certo dia, e nesse momento é declarado o melhor duelista que a academia já teve.

A História, de temporada para temporada, vai ficando mais obscura, e Jaden vai derrotando vilões, primeiro Kagemaru, depois Sartorius, a seguir Yubel (com quem se fundiu), The Supreme King (O Rei Supremo), do qual Jaden é a reencarnação e finalmente Nightshroud/Darkness ou Escuridão.

Trivialidades

  • A série chamar-se GX, é tomada como uma referência a uma "next generation" (próxima geração), por algumas pessoas, mas outras consideram ser a "Generation X" ou uma abreviatura de GENEX, que foi o campeonato mais importante que decorreu na série .
  • Os previews e uma rubrica denominada "Today's Strongest Card" (Literalmente "Carta Mais Forte do Dia") foram eliminados na versão Ocidental.
  • O ranking  dos dormitórios, é obviamente baseado nos Deuses Egipícios e a ordem tem a ver com a ideia que Kaiba tinha das coisas:
  1. Obelisco, a sua carta, logo, a melhor.
  2. Rá, a carta que ele desejava, portanto, a do meio.
  3. Sliffer, a carta que Yugi possuia, por isso, a pior.